sábado, 21 de junho de 2008

006 – 1992 - E foi longe do paraíso que eu cheguei ao nirvana


E aquele CD com aquela capa legal estava em primeiro lugar dos mais vendidos em todas as lojas que eu ia (havia desbancado o Dangerous de Michael Jackson). A BIZZ sempre destacava o “som cru, inspirado no punk rock mas pop como os Beatles” de uma banda com um nome que soava como marca de detergente (?). Eu não sabia que existia “música crua” e conhecia o punk rock só de reputação, então ignorei o CD durante meses. Um colega da fábrica em que eu trabalhava me disse que o disco era a melhor coisa que ele já tinha ouvido. Como já tinha ouvido coisas semelhantes sobre Leandro e Leonardo, não dei muito crédito.
Aí houve a votação da BIZZ para os melhores de 1991 e a “banda detergente” estava indicada na maioria das categorias. Resolvi dar uma chance, comprei o disco e os anos 90 começaram para valer na minha vida. Bateria forte, contrabaixo afinado e bem destacado, guitarra esporrenta e vocal rouco e agressivo em uma verdadeira massa sonora. Tudo soando cru como sashimi. Mas o mais importante foi a atitude “anti-estrelismo” adotada por eles. Numa época em que estava na moda ser “poser”, eles estavam na contramão da rodovia. E eu dei valor a aquela sinceridade toda. Tanto que comecei a desgostar dos Guns N´Roses e de seu líder cheio de chiliques. E bandas como Extreme, Skid Row e Def Leppard ficavam cada vez menores diante do novo fenômeno de Seattle.

Mas o Nirvana não veio sozinho......

Nota #1: o título do post faz referência a A Dois Passos do Paraíso, sucesso oitentista da Blitz e a Paradise City, canção dos Guns N´Roses.

Nota #2: Pode parecer estúpido hoje, mas na 1ª vez que eu li o nome, achei que Nirvana soava como Minerva, ou algo assim..............

3 comentários:

Walter Kash disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

eu nunca comprei, hehehe....mas como tinha bons amigos, que tinham...era só ouvir

Anônimo disse...

aiiiiiiiiiiii ksete odedio essa porra de kurt cobain filho da puta nunka iria deixa de gsta de guns para ouvi nirvana se ke tem frescura no raboO